EVTE: Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico
   O objetivo do EVTE é propor alternativas viáveis para processos de produção de um determinado bem ou negócio que será ofertado ao mercado. Com o EVTE, um estudo econômico é feito a fim de garantir ao cliente a viabilidade financeira do projeto. É um estudo onde várias alternativas serão analisadas e a mais viável será apresentada ao cliente.
  Na Viabilidade Técnica ocorre a seleção da tecnologia de produção adequada (Processos), e na Viabilidade Econômica ocorre a avaliação do retorno financeiro (Liquidez/Rentabilidade). Portanto, o EVTE fornece um conjunto de dados e informações acerca de um produto ou processo tais como:
- Mercado (concorrência, nichos de mercados favoráveis, processo adequado de      comercialização);
- Licenciamento Ambiental (legislação específica e custos com procedimentos);
- Viabilidade Financeira: projeção de custos para os processos e retorno do investimento;
- Viabilidade técnica do processo: dimensiona os equipamentos.

Dimensionamento de equipamentos
   Consiste no cálculo e dimensionamento de equipamentos industriais como: tanques, bombas, filtros, tubulações, trocadores de calor, dentre outros equipamentos presentes na indústria química desenvolvendo, assim, soluções específicas para cada cliente.

Otimização de processos
   Visa maximizar a eficiência de um processo através da análise das variáveis envolvidas propondo sugestões para sua melhoria, resultando numa maior produtividade e na maioria das vezes, em um menor custo. Alguns exemplos são: o estudo do ponto ótimo de uma bomba, estudo de condições reacionais mais simples, acoplamento de reações, processos multicomponentes e etc.

Tecnologia Limpa e Práticas sustentáveis
   A tecnologia limpa reduz a poluição, o consumo de energia, a contaminação e o impacto ambiental. Alguns exemplos são: reuso de água da chuva, racionalização de águas redução energética e minimização de efluentes.
As práticas sustentáveis visam minimizar os custos e maximizar os lucros em qualquer estabelecimento, podendo este ser de pequeno ou médio. Estas práticas evitam o desperdício de massa ou energia através da integração de processos com foco em modificações que visem à sustentabilidade. Consistem ainda na identificação e quantificação da influência de fatores operacionais, de modo a buscar soluções para minimizar os custos sem alterar a produtividade.

Gestão de resíduos sólidos: Coleta Seletiva e compostagem
   A gestão de resíduos sólidos é um conjunto de metodologias que visam não só a redução da produção dos resíduos e a sua eliminação, como também o seu melhor acompanhamento durante todo o ciclo produtivo. Tem como finalidade diminuir a geração de resíduos na sua origem, controlar o processo de fabricação dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de lixo, e o seu impacto ambiental.
A gestão de resíduos sólidos realizada pela Prisma Jr. consiste em:

- Estudo de implementação de coleta seletiva
Esse estudo consiste em coletar dados do local onde será realizado o projeto, a partir dos mesmos dimensionar os tonéis de lixo e escolher a cooperativa que irá realizar a coleta seletiva e posteriormente a reciclagem. A reciclagem é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

- Estudo de compostagem
Consiste em um estudo das técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos e escolha do método mais adequado. A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica em um material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. Esse processo contribui para diminuir o impacto que o excesso de resíduos sólidos exerce sobre o ambiente. Além disso, o material oriundo da compostagem tem um preço bem mais acessível que o adubo.


0 comentários:

Postar um comentário