O Projeto Pneu foi um dos maiores e mais complexos projetos já realizados pela Prisma Jr Consultoria. O cliente estava em busca de um EVTE – Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico – acerca da construção de uma usina de reciclagem de pneus, destinados à produção de asfalto de borracha.
Assinado o contrato, nossa equipe partiu em busca de informações. Qual o processo envolvido no beneficiamento do pneu para utilizá-lo no asfalto? Quais os equipamentos necessários? O seu custo? Onde o empreendimento poderá ser localizado? Quantos funcionários trabalharão na usina? Qual a legislação envolvida? Dentre muitas outras perguntas, na primeira etapa do trabalho foi construído todo o estudo técnico do processo, com todos os detalhes que o cliente precisaria para por em prática seu novo negócio. Foram apresentadas então duas rotas, que se diferiam quanto à produtividade e ao preço.
Tendo em mãos todo o estudo técnico da usina de pneus esbarramos num aspecto essencial do EVTE: O mercado está aberto e interessado neste novo produto? Para responder esta pergunta com propriedade não existe outro caminho, realizamos uma análise de mercado, buscando quem são os possíveis compradores, fornecedores e concorrência neste nicho.  O mercado está aquecido e disposto a consumir este produto? Todos estes dados são utilizados para embasar a terceira e não menos importante etapa do EVTE, o estudo econômico.
O estudo econômico vem com a finalidade de responder ao questionamento: Este é um novo negócio que vale investimento? Ele se pagará com o tempo e trará lucro? Existem diversas análises que projetam o futuro : VPL(Valor Presente Líquido), TRI(Taxa Interna de Retorno), TMA(Taxa Mínima de Atratividade), medidas de sensibilidade... Ufa, tantos números que chega dar um nó na cabeça. Feito estas análises, podemos enfim dar um parecer: A usina de reciclagem de pneus é ou não é viável? Bom, assinamos um termo de confidencialidade, então vocês leitores ficarão na curiosidade!
Ficou interessado em fazer um EVTE? Entre em contato conosco e faça um orçamento!

0 comentários:

Postar um comentário